top of page

Hora de oferecer novos alimentos e agora?

  • Foto do escritor: anaira-rufino
    anaira-rufino
  • 4 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura
98080468_wide.jpg

Olá super mães! voltei das mini férias cheia de novidades, mas hoje quero falar com vocês de um assunto que tem me tirado o sono: a introdução de novos alimentos na vida dos nossos filhos. Este assunto sempre me pareceu muito simples e de fácil resolução nas conversas com amigas e familiares, mas na verdade é uma novela mexicana cheia de drama e mimimis protagonizadas por nossos pequenos artistas. eheheheheh

Eu sempre pensei que não teria dificuldade alguma, ja que Davi sempre foi bom de boca e sempre mamou muito bem, devorou e devora a mamadeira rapidinho e algumas vezes ainda quer mais, a papinha passada no liquidificador, oh beleza! mas ai a médica dele me vem com essa de: mamãe já esta na hora de oferecer ao bebê os alimentos em pedacinhos. Oi? o mundo virou de cabeça para baixo e o menino diz nãoooooooooooo, faz careta, quer vômitar e se der bobeira joga o prato com todos os pedacinhos no chão, genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Mães de plantão, confesso que as vezes da vontade de fazer aquela velha e reforçada mamadeira rsrsrs mas, ninguém falou que ser mãe seria tarefa fácil e ser super mãe que acorda na madrugada para trocar a frauda, faz mamadeira sem precisar da babá, vai no quarto dele inúmeras vezes para conferir se esta tudo certinho, faz a comidinha deliciosa so para ele jogar no chão e etc, etc, e etc é mais difícil aindaaaaaaaaaaaaa. Para o meu e o seu consolo (UFA!!!), as mães mais experientes dizem que isso também vai passar e que logo ele vai comer um bife inteiro rsrsrsr.

Segundo os especialistas, de início, pode ser que ele não aprecie muito o gosto, mas vale a pena insistir para, aos poucos, ir educando o paladar da criança e isso por dez tentativas até o pitoquinho aceitar a novidade. Também conversei com a pediatra do Davi e ela me explicou que é importante introduzir um alimento por vez e aguardar alguns dias para oferecer outro ou misturar, porque dessa forma podemos observar se ele vai desenvolver algum tipo de alergia.

Pesquisando descobri alguns truques que podem funcionar. O primeiro deles é oferecer aos poucos sem pressionar e de preferência um por vez, para que o filhote se acostume aos novos gostos e à consistência sem traumas. O outro, seria espalhar proximo da criança alimentos bem coloridos porque desperta a curiosidade e naturalmente ele vai colocar na boca (colocam tudo na boca nessa fase heheeh), por fim, esperarrrrrrrrrrrrrrrr e não dar bola para as mães chatosas que ficam se gabando que seus filhos comem até um peru.

Cada criança se desevolve de uma forma particular e nós precisamos aprender a esperar o momento certo, paciêcia mamis. Eu continuarei tentando e so desisto quando ele estiver comendo tudo! Beijão na família super mães, volto em breve.


 
 
 

Comments


Todas as mulheres são Super Mães

Conheça como surgiu o Blog

Posts Destacados
Posts Recentes

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

Procure por Tags
Nossa Comunidade 
bottom of page